O Meu Ciclo Menstrual

1. Um óvulo amadurece

Devido a uma interacção complexa entre hormonas, um óvulo amadurece num dos dois ovários uma vez em cada quatro semanas, aproximadamente.

2. Ovulação

Quando está maduro, abandona o ovário (este processo tem o nome de ovulação).

3. O óvulo desloca-se para o útero

Depois de o óvulo abandonar o ovário, desloca-se através da trompa de Falópio para o útero nos três a quatro dias seguintes. O útero está pronto para receber um óvulo fertilizado: a mucosa do útero engrossa para acamar o óvulo e fica com mais vasos sanguíneos e nutrientes. Se houver relações sexuais durante esta altura, o óvulo pode ser fertilizado por um espermatozóide masculino, ocorrendo uma gravidez.

4. Menstruação

Se o óvulo não for fertilizado, dissolve-se e perde-se. Cerca de duas semanas após a ovulação, as camadas superiores da mucosa que reveste a cavidade uterina desprendem-se e são expelidas do útero, causando uma ligeira hemorragia.

Este processo tem o nome de menstruação. A mucosa desprendida sai pela vagina acompanhada por sangue normal. O ciclo começa de novo com o fluxo sanguíneo: há um óvulo que amadurece e que se desloca através da trompa de Falópio até ao útero, ou seja, o ciclo repete-se.

O primeiro período pode ocorrer entre os 10 e os 15 anos, mas a maioria das raparigas começa a menstruar por volta dos 12 ou 13 anos.

Há vários sinais que te vão indicar a chegada do primeiro período. Algumas raparigas reparam numa secreção acastanhada nas cuecas; outras descobrem algumas gotas de sangue, enquanto outras têm uma hemorragia evidente. A duração, a intensidade e o decurso individual da menstruação variam muito de pessoa para pessoa. O período é diferente de rapariga para rapariga. Na maioria dos casos, o período dura três a sete dias. Ao longo desta fase, perdes cerca de 65 ml de fluido menstrual, ou seja, meia chávena, embora se calhar te pareça ser mais. Podes tentar calcular a data de início do próximo período contando mais ou menos 28 dias a partir do dia da menstruação, desde que já tenhas um ciclo regular.

Não tenhas medo de fazer perguntas sobre este tema à tua mãe, à tua irmã mais velha, a uma prima ou a uma amiga da família. De certeza que têm conselhos excelentes!

Descobre mais sobre como calcular a data do teu próximo período com o nosso calendário menstrual.