Desenvolvimento Corporal & Puberdade

Como posso falar com a minha filha sobre este tema?

A puberdade é uma época de mudança impressionante. Mas a puberdade muda tudo: a sua filha vai começar a questionar coisas e mudar o seu estilo de vida, atitudes e relações com as outras pessoas.

As coisas que antes lhe pareciam importantes vão passar a parecer-lhe aborrecidas ou vice-versa. A sua relação com o sexo oposto também vai mudar. Esta fase de reorientação não é fácil nem para si nem para a sua filha. A puberdade é mais do que uma mera fase de mudanças físicas: também pode acarretar conflitos.

Também é muito importante falar com a sua filha sobre a relação entre a menstruação e a fertilidade. Certifique-se de que a sua filha entende que a gravidez é possível a partir da primeira ovulação. Qualquer relação sexual pode resultar numa gravidez, mesmo a primeira. Se tiver perguntas sobre as mudanças físicas e a contracepção ou se precisar de aconselhamento, consulte o seu ginecologista ou médico.

Mesmo que nem sempre seja fácil falar sobre estas coisas com a sua filha, não se esqueça que ela já não é nenhuma criança: está a crescer e a tornar-se mulher.

 

 A puberdade é um processo muito pessoal e individual. O corpo da sua filha vai seguir o seu "relógio interno". Algumas raparigas parecem muito maduras com 12 ou 13 anos, ao passo que outras precisam de mais tempo até estas mudanças físicas se tornarem visíveis.

Quando a maioria dos pais pensa em puberdade, pensa em jovens de 13 e 14 anos, borbulhas e primeiros amores. No entanto, a pré-puberdade começa muito antes, durante os anos da escola primária.

A vagina é o primeiro órgão reprodutor a mudar. Os lábios externos (lábios vaginais) crescem e cobrem os internos. O peito começa a crescer e, pouco tempo depois, aparecem alguns pêlos púbicos. O resto do corpo também muda ao mesmo tempo: a sua filha vai ficar mais alta e mais pesada. As ancas ficam mais largas e redondas, mas os ombros continuam esguios. O desenvolvimento físico termina por volta dos 17 anos, momento em que a sua filha terá alcançado a sua altura definitiva. Também terá pêlos púbicos e nas axilas e o peito completamente desenvolvido.

As hormonas sexuais também têm um impacto sobre a pele: o odor e as glândulas sudoríparas e sebáceas ficam cada vez mais activas durante a puberdade. Em breve, vão surgir as primeiras borbulhas ou acne. As raparigas também desenvolvem o seu odor individual, tão inconfundível como uma impressão digital.

As crianças também começam a suar mais. O suor fresco não tem qualquer odor. O cheiro desagradável do suor desenvolve-se quando as bactérias o decompõem. A limpeza diária das axilas e da zona genital, onde estão localizadas várias glândulas sudoríparas, deverá fazer parte da rotina diária da sua filha nesta idade. Também deverá usar muita água tépida e um sabão suave ou leite de limpeza.

Se você ou a sua filha suspeitarem que algo não está bem com o desenvolvimento físico dela, peçam aconselhamento ao seu médico.

Perguntas sobre a puberdade

As raparigas devem consultar um médico quando entram na puberdade?
A puberdade é uma parte normal do desenvolvimento humano. Se houver qualquer pergunta ou preocupação em relação ao desenvolvimento físico, recomendamos que consultem um médico. Um exame minucioso realizado por um pediatra, um médico de clínica geral ou um ginecologista pode avaliar o desenvolvimento geral e a condição física e responder a quaisquer questões.

Que alterações gerais ocorrem nas raparigas durante a puberdade?
Durante a puberdade, ocorrem uma série de diferentes processos de amadurecimento, cujos sinais não se verificam em todas as raparigas ao mesmo tempo nem pela mesma ordem. Há diferenças enormes: por exemplo, uma rapariga pode ter o primeiro período com nove anos e outra com 15, sendo ambas as idades normais. O desenvolvimento do peito, o crescimento geral do corpo, o aparecimento de pêlos púbicos e nas axilas, etc. podem acontecer em momentos diferentes da vida de cada pessoa. Em regra, o desenvolvimento físico termina aos 17 anos.

Quanto tempo é que o peito demora a desenvolver-se?
Todas as mulheres e raparigas têm a sua própria aparência, a qual também passa pelo tamanho e forma do peito. Algumas mulheres têm o peito pequeno, outras têm o peito grande. Isto é determinado pela genética. O crescimento do peito começa antes do primeiro período e pode durar para além do início da menstruação.

O que é o corrimento branco?
A maioria das raparigas repara num líquido branco nas cuecas, um a dois anos antes de ter o primeiro período. Este corrimento branco é uma secreção vítrea, branca e natural da vagina que indica que os órgãos reprodutores já começaram a funcionar.
Sugira o Carefree FlexiForm à sua filha. Estes confortáveis pensinhos diários vão ajudá-la a sentir-se limpa e fresca todo o dia.

Porque é que as manchas cutâneas são frequentes durante a puberdade?
Muitos jovens têm pele manchada durante a puberdade. A principal causa é a produção excessiva das glândulas sebáceas cutâneas. O sebo em excesso e as células córneas mortas obstruem os poros. As bactérias acumulam-se nestas áreas, formando-se manchas.